Você já fez uma gentileza hoje?

Início / Bem estar / Você já fez uma gentileza hoje?

Ainda me lembro de uma caminhada que fiz uma tarde em que vi um senhor no jardim de sua casa, tinha os olhos tristes e parecia um pouco bravo. Dei boa tarde a ele e sorri, vi o rosto dele se transformar. Ele sorriu timidamente e retribuiu o meu carinho, então continuei minha caminhada pensando se ele morava sozinho, como lidava com a solidão, se a família o visitava, se tinha um cãozinho. Feliz por pelo menos fazê-lo sorrir cheguei à conclusão de que podemos mudar a vida de uma pessoa com pequenas gentilezas.

Pequenas ações podem transformar o mundo, acredito muito nisso e venho praticando sempre que posso esses carinhos, seja com a caixa do mercado que já está estressada com o trabalho, com uma pessoa que precisa atravessar a rua, dando passagem a um carro, elogiando alguém que já se acostumou a somente apontar seus defeitos. Às vezes é difícil no início, mas aos poucos se torna um hábito bom, acredite me faz sentir uma felicidade autêntica.

Nós podemos mostrar ao outro que ser gentil é um comportamento admirável e não custa nada, além da nossa boa vontade. Doar um carinho, dizer um bom dia, fazer um elogio, sei que talvez para você seja difícil cumprimentar alguém que nunca viu ou conversou, porém a gentiliza é o caminho para alegrar a vida, mostrar que tem respeito ao próximo, que compartilham muitas situações parecidas e às vezes até mais difíceis.

Podemos mudar a forma de conversar e escolher palavras mais leves, isso é respeito. Quando ficamos muito íntimos é comum vermos pessoas sendo agressivas nas palavras, confundem intimidade com desrespeito. Não é porque compartilhamos de momentos juntos, porque somos da família, ou porque somos amigos de alguém que podemos falar o que queremos, é fundamental que possamos lembrar que cada um tem uma forma de ser e funcionar, que para mantermos um bom relacionamento precisamos ser gentis.

Fecho o texto com um pensamento que gosto muito e espero que você também, assim começando a distribuir pequenas gentilezas pelo seu caminho.

 

João Pedro Mariano

“A gentileza e suas causas: ela domina os atos, limita as palavras, conserva os princípios da vida, e torna qualquer pessoa muito mais que educada, ou seja, a gentileza pode revolucionar o mundo, mudar a história e torna o ser humano encantador.”

 

Comentários
  • Elenara Leitao

    Que lindo! Acredito nisso. Me lembro até hoje de um caixa de banco que mudou o meu dia e o meu estado de espírito em um dia em quês ataca carrancuda com um sorriso e uma frase. E não mudou apenas naquele dia, mudou sempre que me sinto carrancuda e lembro da observação dele naquele dia. Ele deve ter esquecido. Eu não. Se cada um de nós se lembrar de ser gentil e amável, o mundo poderia ser um local bem mais agradável para se viver. Obrigada pelo texto. Beijos

Escreva um comentário

WhatsApp Contato pelo WhatsApp