Conheça truques para desenvolver uma comunicação assertiva

{lang: 'pt-BR'} Diálogo é a base para construção de relacionamentos produtivos e saudáveis Luciana Kotaka Nem sempre é fácil confrontarmos o…

Conheça truques para desenvolver uma comunicação assertiva

{lang: 'pt-BR'}

 Diálogo é a base para construção de relacionamentos produtivos e saudáveis

comunicação

Luciana Kotaka

Nem sempre é fácil confrontarmos o inesperado. Uma palavra mal colocada já é capaz de nos deixar em uma tremenda saia justa. Muitas vezes estamos descontraídos, pensando em voz alta ou mesmo expondo um ponto de vista, e, em uma fração de segundo, criamos um conflito ou, melhor, o ouvinte se sente atingido.

Somos seres falantes. Adoramos trocar experiências, contar nossas vidas e dividir nossas conquistas, mas no momento de nos colocar frente a uma negativa para dar limites ou situar alguém perante alguma determinação, instala-se o caos.

Quem nunca vivenciou uma situação em que queremos passar uma mensagem e o outro a recebe de forma diferente e, muitas vezes, até distorcida? Isso acontece porque podemos estar presos as nossas percepções a respeito de um assunto, criando uma resistência para viver ou mesmo assimilar o novo, o diferente.

Não vemos a nova informação como algo a ser somado em nossas vidas, mas sim como um confronto do outro, sentido às vezes como agressão. É fundamental saber se posicionar nesses momentos e uma boa alternativa é convidar o outro a se posicionar a respeito do que pensa em relação à determinada situação. Desta forma, garantimos que será ouvido e fazemos com que se sinta valorizado. A estratégia é eficaz e ainda fará com que o outro se sinta seguro.

Pode ser complicado se conter em algumas situações, ainda mais quando se está com raiva, mas devemos nos esforçar para acolher as informações que serão passadas, possibilitando uma melhor compreensão do que está sendo dito.

Ouvir de forma atenta e sem julgamento permite que possamos realmente nos entregar ao outro, ouvindo na essência. Em muitas situações pelas quais passamos no dia a dia, deparamo-nos com o diálogo e, então, fica a questão: como ser claro? Como me fazer entender no que realmente quero dizer?

A assertividade deve ser treinada. Avalie os gaps pessoais que precisam ser trabalhados e que, quando modificados, auxiliarão muito em um futuro posicionamento perante outras pessoas. O Coaching é um processo que pode ser muito útil, pois oferece vários instrumentos que visam ajudar o cliente a identificar as áreas de vida que não estão sendo produtivas, como, por exemplo, a comunicação.

Quando nos dispomos a desenvolver uma área que favorece tanto nosso lado pessoal quanto nosso lado profissional, abrimos espaço para o conhecimento, reconhecendo que sempre podemos melhorar e que o crescimento faz parte de nosso processo de vida. Isso faz toda diferença, pois saímos da zona de conforto e damos um salto, abrimos espaço para novas informações.

O Coach dá suporte para que o sujeito possa despertar seu potencial máximo de forma rápida, gerando resultados satisfatórios em sua vida. Para despertar o seu melhor, gerando comportamentos assertivos, basta se lembrar de que você é a chave de tudo.

Deixe um comentário